Tenossinovite de De Quervain

de Quervain’s Tenosynovitis

Pacientes com Tenossinovite de De Quervain têm dor nos tendões do punho do lado do polegar. Os tendões são as estruturas semelhantes a cordas que o músculo usa para puxar o osso. É possível vê-los na parte de trás da sua mão quando estica os dedos. Na tenossinovite de De Quervain, o túnel (primeiro compartimento extensor), onde os tendões correm pode diminuir, ou os tendões podem ocupar muito espaço nesse túnel.

Isso pode ser devido ao espessamento dos tecidos moles que compõem o túnel ou ao aumento da quantidade de tecidos moles dentro do túnel. Nessa doença, os movimentos da mão e do polegar podem causar dor, principalmente para agarrar ou torcer com força.

Os médicos não têm certeza do que causa a Tenossinovite de De Quervain, mas as mudanças no padrão de uso da mão podem ser uma causa. Movimentos repetitivos, alterações nos hormônios e inchaço são fatores prováveis. As mulheres podem desenvolver a doença após o parto, surgindo após quatro ou seis semanas.

Sinais e Sintomas

Os pacientes com Tenossinovite de De Quervain geralmente descrevem que sentem um atrito doloroso e inchaço, tanto na base do polegar como no punho. Pessoas de todas as idades podem ter esses problemas.

Os tratamentos que podem aliviar os sintomas incluem:

• Uma tala que impede os movimentos do polegar e do punho;

• Paracetamol ou medicamentos anti-inflamatórios (por exemplo, ibuprofeno);

• Injeção de corticoide no compartimento do tendão (a resposta varia, mas costuma ter bons resultados a longo prazo).

Quando essas opções menos invasivas não são suficientes para aliviar os sintomas, pode-se considerar a cirurgia para abrir o túnel e aumentar o espaço para os tendões. Discuta a melhor opção de tratamento para você com seu cirurgião de mão.