Síndrome do Túnel do Carpo

Carpal Tunnel Syndrome

A síndrome do túnel do carpo é essencialmente uma compressão do nervo no punho. Há um espaço no punho chamado de túnel do carpo, onde o nervo mediano e nove tendões passam do antebraço para a mão. A síndrome do túnel do carpo ocorre quando a pressão aumenta devido ao inchaço neste túnel, exercendo pressão sobre o nervo.

Um histórico médico detalhado, incluindo como as mãos são usadas e qualquer lesão prévia é importante no diagnóstico da síndrome do túnel do carpo. O raio-x pode ser útil para verificar artrose ou uma fratura. Em alguns casos, testes laboratoriais podem ser feitos. Estudos de eletroneuromiografia também são uma possibilidade para confirmar o diagnóstico e verificar outros possíveis problemas nos nervos.

A pressão sobre o nervo pode acontecer de várias maneiras, incluindo:

• Inchaço do revestimento dos tendões flexores, chamado tenossinovite;

• Luxações articulares;

• Fracturas;

• Artrite;

• Retenção de líquidos durante a gravidez.

As situações listadas acima podem diminuir o túnel do carpo ou causar inchaço dentro do túnel. As alterações da tireoide, artrite reumatóide e diabetes também podem estar associadas à síndrome do túnel do carpo. Em última análise, pode haver muitas causas dessa doença.

Sinais e Sintomas

Os sintomas desta doença podem incluir:

• Dor;

• Dormência;

• Formigamento;

• Fraqueza;

• Alteração de destreza;

• Tendência a deixar cair coisas.

A dormência ou formigamento ocorre com mais frequência nos dedos polegar, indicador, médio e anelar. Os sintomas geralmente são sentidos durante a noite, mas também podem ser notados durante atividades diárias, como dirigir ou ler um jornal. Nos casos graves, a sensibilidade e a força podem ser perdidas permanentemente.

Muitas vezes, os sintomas podem ser aliviados sem cirurgia. Algumas opções de tratamento são:

• Modificar o padrão de uso da mão (ajuda a reduzir a pressão sobre o nervo);

• Manter o punho imobilizado na posição reta (ajuda a reduzir a pressão no nervo);

• Usar tala/órtese de punho à noite (ajuda a aliviar sintomas que interferem com o sono);

• Injeções de corticóides no túnel do carpo (ajuda a reduzir o inchaço em torno do nervo).

Quando os sintomas são graves ou não melhoram, a cirurgia pode ser necessária para dar mais espaço para o nervo. A pressão sobre o nervo diminui ao cortar o ligamento que forma o topo do túnel na palma da mão. Após a cirurgia, a dor na área de corte pode durar várias semanas ou meses. A dormência e o formigamento podem desaparecer rapidamente ou lentamente, dependendo de cada caso. A recuperação pode demorar vários meses. Os sintomas do túnel do carpo podem não desaparecer completamente após a cirurgia, especialmente em casos graves.