Dr Mauricio Leite.png

Tenossinovite de De Quervain

de Quervain’s Tenosynovitis

 

 

Pacientes com Tenossinovite de De Quervain têm dor nos tendões do punho do lado do polegar. Os tendões são as estruturas semelhantes a cordas que o músculo usa para puxar o osso. É possível vê-los na parte de trás da sua mão quando estica os dedos. Na tenossinovite de De Quervain, o túnel (primeiro compartimento extensor), onde os tendões correm pode diminuir, ou os tendões podem ocupar muito espaço nesse túnel.

Diagnóstico

Isso pode ser devido ao espessamento dos tecidos moles que compõem o túnel ou ao aumento da quantidade de tecidos moles dentro do túnel. Nessa doença, os movimentos da mão e do polegar podem causar dor, principalmente para agarrar ou torcer com força.

Causas

Os médicos não têm certeza do que causa a Tenossinovite de De Quervain, mas as mudanças no padrão de uso da mão podem ser uma causa. Movimentos repetitivos, alterações nos hormônios e inchaço são fatores prováveis. As mulheres podem desenvolver a doença após o parto, surgindo após quatro ou seis semanas.

Sinais e Sintomas

Os pacientes com Tenossinovite de De Quervain geralmente descrevem que sentem um atrito doloroso e inchaço, tanto na base do polegar como no punho. Pessoas de todas as idades podem ter esses problemas.

Tratamento

Os tratamentos que podem aliviar os sintomas incluem:
 

  • Uma tala que impede os movimentos do polegar e do punho;

  • Paracetamol ou medicamentos anti-inflamatórios (por exemplo, ibuprofeno);

  • Injeção de corticoide no compartimento do tendão (a resposta varia, mas costuma ter bons resultados a longo prazo).


Quando essas opções menos invasivas não são suficientes para aliviar os sintomas, pode-se considerar a cirurgia para abrir o túnel e aumentar o espaço para os tendões. Discuta a melhor opção de tratamento para você com seu cirurgião de mão.

Fonte: Handcare | ASSH

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2023  | Dr. Maurício Leite - Cirurgia da Mão e Microcirurgia