Dr Mauricio Leite.png

Cuidados com as Imobilizações

Arm Cast and Splint Care

 

 

Splints and casts are supports that are used to protect injured bones and soft tissues. An arm cast completely encircles the limb with a hard, rigid outer shell. A splint provides rigid support along just a portion of the limb, with soft or open areas in between (Figures 3 and 4). Splints are often used in the immediate post-surgery or injury phase. This is because a splint can better allow for the swelling that often occurs in these situations. Your doctor will decide which type of support is most appropriate for you and your arm condition.

A splint can be made with these same materials or with plastic, fabric, or padded aluminum. They can be custom-made, or they may be pre-made. They come in a variety of shapes and sizes, depending on the specific need. They often have Velcro straps or similar closure systems, and this makes them easier to take on and off.

Materiais Fundidos de Braço

Um braço moldado é feito com gesso ou “fibra de vidro” para formar a camada externa dura e de suporte. A fibra de vidro é mais leve, mais durável e “respira” melhor do que o gesso. Alguns moldes de fibra de vidro também são à prova d'água, dependendo do material de enchimento subjacente (pergunte ao seu médico se esse molde é apropriado e está disponível para o seu tratamento). O gesso é mais barato e as formas são melhores do que a fibra de vidro. Ambos os materiais têm seu lugar no tratamento de lesões no braço e na proteção do braço após a cirurgia. Além disso, ambos os materiais são mergulhados em água para iniciar o processo de configuração. A maioria dos modelos também tem um forro macio de algodão ou material semelhante para acolchoamento por baixo do material duro.

 

Os raios-X podem ser obtidos por meio de moldes, mas os moldes bloqueiam alguns dos detalhes do raio-X. A tala pode ser feita com esses mesmos materiais ou com plástico, tecido ou alumínio acolchoado. Eles podem ser feitos sob medida ou pré-fabricados. Eles vêm em uma variedade de formas e tamanhos, dependendo da necessidade específica. Eles geralmente têm tiras de velcro ou sistemas de fechamento semelhantes, o que os torna mais fáceis de colocar e tirar.

Tratamento

 

Como cuidar do gesso do braço ou da tala?

 

 

Mantenha seu gesso ou tala limpo e seco, a menos que seja feito para ser à prova d'água. O contato com o acolchoamento úmido pode irritar a pele. O gesso fica mais macio e mais fraco quando é molhado.

 

Veja como mantê-lo seco:

  • Use sacos plásticos ou uma capa de gesso à prova d'água para manter a tala ou gesso secos durante o banho. Sele o saco com fita adesiva ou elásticos para que haja uma vedação à prova d'água;
     

  • No chuveiro, levante a mão acima da cabeça para evitar que a água escorra sob a vedação e para o gesso;
     

  • Remova a bolsa ou tampa depois. Não o mantenha constantemente coberto, pois a umidade pode se acumular devido ao suor normal.

 

Siga estas regras adicionais ao usar um elenco de braço ou tala:
 

  • Não deixe que sujeira, areia ou outros materiais entrem na tala ou gesso;
     

  • Se sentir coceira, não coloque nada dentro do gesso, pois pode machucar a pele; peça conselho ao seu médico;
     

  • Nunca apare o gesso ou a tala sozinho. Se houver bordas ásperas ou se sua pele ficar irritada nas bordas do gesso, avise o seu médico, que tem as ferramentas adequadas para consertar.
     

Se o gesso ou tala desenvolver rachaduras ou pontos fracos, entre em contato com o médico para ver se precisa ser consertado ou trocado.

 

Os moldes à prova d'água podem ser submersos na água, embora seja melhor evitar a água de lagos, rios e oceanos porque sua pele pode ficar irritada se sujeira ou areia entrarem no molde.

 

Siga estas regras adicionais para cuidar de seu gesso à prova d'água:

  • Quando entrar em contato com água clorada ou suja, enxágue o gesso com água doce quando terminar;
     

  • Deixe o interior do gesso escorrer o máximo possível depois de molhar. Se você tiver um gesso que vai além do cotovelo, drene bem a área ao redor do cotovelo. O resto da água irá evaporar;
     

  • Considere enxaguar o gesso com água limpa após suar excessivo (embora o suor não prejudique o forro do gesso).

Remossão do Gesso

Nunca tente remover um gesso sozinho; você pode cortar sua pele ou impedir a cura adequada de sua lesão. O gesso deve ser removido apenas por um profissional com as ferramentas e treinamento adequados. Os moldes são removidos com um tipo especial de serra que não corta sua pele. Lembre-se de que um gesso está lá para protegê-lo enquanto seu ferimento cicatriza. É apenas um incômodo temporário, com o objetivo de ajudá-lo a se recuperar.

Fonte: Handcare | ASSH

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2023  | Dr. Maurício Leite - Cirurgia da Mão e Microcirurgia