Artrite Reumatóide

Rheumatoid Arthritis

Em seu sentido mais literal, artrite significa “articulação inflamada”. Artrite descreve qualquer condição onde a cartilagem na articulação se rompe. Articulações normais consistem em duas superfícies ósseas cobertas por cartilagem lisa, que se encaixam em conjunto, e deslizam uma sobre a outra. A artrite pode ocorrer quando essas superfícies macias se tornam irregulares , no momento em que as cartilagens se rompem e não mais se encaixam bem juntas, essencialmente “se desgastando”. Artrite pode afetar qualquer articulação no corpo, e isso pode ser debilitante quando afeta as mãos e os dedos.

Artrite reumatóide é uma das formas mais comuns de artrite na mão, em conjunto com osteoartrite e artrite pós-traumática. Artrite reumatóide afeta as células que cobrem e normalmente lubrificam as articulações (tecido sinovial). Esta é uma condição sistêmica (pode afetar o corpo todo), o que significa que isso pode afetar múltiplas articulações, geralmente em ambos os lados do corpo.

A cobertura articular (sinóvia) se torna inflamada e inchada e causa erosão da cartilagem e osso. O tecido inchado pode também estirar os ligamentos adjacentes, que são o tecido conectivo que mantém os ossos juntos, resultando em deformidade e instabilidade. A inflamação pode também distender os tendões, que são estruturas parecidas com cordas, ligando músculos a ossos. Isso pode resultar em maior estiramento e eventual ruptura dos tendões

Artrite reumatóide da mão é mais comum no punho e nas articulações dos dedos (as metacarpofalangeanas e interfalangeanas proximais.

Sintomas e Sinais

Rigidez, inchaço e dor são sintomas comuns em todas as formas de artrite na mão. Na artrite reumatóide, algumas articulações podem ser mais inchadas do que outras. Está presente com frequência o inchaço do dedo, que lembra a forma de salsicha. Outros sintomas da artrite reumatóide da mão incluem:

• Uma protuberância mole sobre o dorso da mão que se move quando se estica os dedos;

• Um som crepitante durante o movimento;

• Dedos se desviando na direção oposta ao polegar;

• Inchaço e inflamação dos tendões que dobram os dedos, resultando em cliques ou engatilhamentos do dedo enquanto ele se dobra, algumas vezes causando dormência e formigamento nos dedos (síndrome do túnel do carpo);

• Inabilidade de endireitar ou dobrar certos dedos ou o polegar;

• Um dedo dobrado no meio (deformidade em botoeira;

• Uma articulação muito extendida no meio e dobrada na ponta (deformidade em pescoço-de-cisne.

Seu médico vai examinar você para determinar onde você tem sintomas similares em outras articulações e para avaliar o impacto da artrite na sua vida e atividades. A aparência das mãos e dedos ajuda a diagnosticar o tipo de artrite. Radiografias vão mostrar certas características da artrite reumatóide como estreitamento do espaço articular ou erosão do osso. Se seu médico suspeita de artrite reumatóide, ele ou ela podem solicitar exames de sangue e outros testes laboratoriais para confirmar o diagnóstico.

Artrite reumatóide é primeiramente tratada com medicação. Tipicamente, medicações para esta condição são prescritas pelo clínico geral ou pelo reumatologista. Injeções de esteróides são eficazes às vezes, principalmente na fase aguda. Cirurgia pode ser necessária para aliviar a dor ou melhorar a função durante o curso da doença, mas isso não é necessário em todos os casos de artrite reumatóide.